quinta-feira, 28 de julho de 2011

Fã das bailarinas, técnico da seleção juvenil implanta ‘República do coque’

Casado com uma ex-dançarina, Luizomar de Moura valoriza padronização na base. Jogadoras seguem com penteado mesmo após liberação

Por GLOBOESPORTE.COM Trujillo, Peru
Enquanto os meninos do futebol copiam Neymar e fazem do corte moicano uma febre, as meninas da seleção juvenil de vôlei também adotam um padrão de penteado. Mas, no caso das jovens atletas, o uso do coque não foi uma escolha, pelo menos inicialmente. Casado com uma ex-bailarina, o técnico Luizomar de Moura foi o responsável pela implantação da “República do coque”.

Seleção juvenl feminina de vôlei (Foto: Divulgação/CBV) 
Seleção juvenil perfilada: por hábito ou superstição, todas as atletas usam coque (Foto: Divulgação/CBV)
 
- Sempre achei muito bonito a bailarina de coque, pois deixa o rosto em evidência e todas as dançarinas iguais no palco, sem destaques individuais. Então, assim que começo um trabalho com uma geração, que dura quatro anos (dois no infanto e dois no juvenil), sempre peço que elas prendam o cabelo desta maneira. Acredito que essa uniformidade em quadra seja importante na categoria de base - disse o comandante.

Seleção juvenl feminina de vôlei (Foto: Divulgação/CBV) 
Jogadoras comemoram ponto: cabelo segue preso
mesmo após liberação (Foto: Divulgação/CBV)
 
Mais do que um hábito, a prática de prender os cabelos tornou-se uma superstição entre as jogadoras. Tanto que, quando o treinador as liberou para que atuassem como quisessem no último ano do juvenil, ninguém soltou as madeixas.
- Eu não solto. Acho que é mais um costume, mas é aquela história: em time que está ganhando não se mexe. Jogamos assim desde o primeiro ano do infanto e ganhamos todos os campeonatos até agora (Sul-Americano e Mundial Infanto-Juvenil, Sul-Americano e Copa Glória Juvenil). Não vai ser agora que vou soltar o coque para jogar de rabo de cavalo - disse a oposto Sthefanie.
Nesta quinta-feira, às 20h15 (horário de Brasília), o Brasil entra em quadra contra a China em disputa pela liderança do Grupo F do Campeonato Mundial. A partida será na cidade de Trujillo, no Peru. As duas equipes já estão classificadas para as semifinais. Na campanha invicta, a seleção derrotou Itália, Sérvia, Cuba, Bélgica e Eslováquia.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário