quinta-feira, 28 de julho de 2011

Em visita à Cidade de Deus, seleção bate bola com jovens de projeto social

Liderados pelo capitão Benjamin, atletas conheceram de perto a comunidade pacificada; crianças do projeto participaram de torneio em Pequim, na China

Por Thiago Correia Rio de Janeiro
 
As crianças do 'Projeto Social Zico 10 - Rio 2016', na Cidade de Deus, tiveram uma manhã para lá de especial nesta quinta-feira. Tudo por causa da visita dos jogadores da seleção brasileira de futebol de areia à comunidade da Zona Oeste do Rio de Janeiro, pacificada em 2009. Liderados pelo capitão Benjamin, os atletas interagiram com os moradores e bateram bola com os jovens.
Firmado através de uma parceria entre o Governo do Estado e a Escolinha de Futebol Zico 10, o projeto começou na Cidade de Deus e chegou ao outro lado do mundo. Um grupo de 18 meninos atendidos participou de um torneio de futebol em Pequim, na China, na semana passada. Este projeto já atende a duas mil crianças de nove comunidades que contam com Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs).
Professor de educação física, o 2º sargento Orlando Luiz praticamente trocou a farda pelo uniforme e acompanhou as crianças durante a viagem ao país asiático. No campo, o resultado não foi dos melhores: perdeu quatro jogos e ganhou apenas um, terminando na sexta colocação. Entretanto, o legado cultural recebido pelas crianças valeu mais do que o título.
- Nós estamos resgatando a cidadania dessas crianças que ficaram perdidas ao longo de 40 anos aqui na Cidade de Deus. Eles só viam coisas horríveis e hoje têm passeios turísticos, futebol, área de lazer e, ainda, tiveram a oportunidade de visitar o outro lado do mundo - afirmou o sargento Orlando Luiz.
Ex-morador do Morro do Chapéu Mangueira, no Leme, o atacante Benjamin não escondeu a alegria em poder conhecer de perto o trabalho desenvolvido com as crianças da Cidade de Deus.
- Tive a chance de vir aqui antes da pacificação, então eu sei bem como era a realidade. Nasci em uma área carente, fui criado no Chapéu-Mangueira, hoje pacificado. Espero que a molecada tenha várias oportunidades, não só no esporte, como na educação, na saúde e que possamos vê-los crescerem cada vez mais. Poder dar esta contribuição não tem preço  - disse o craque Benjamin.

Futebol de areia (Foto: Reprodução) 
Bruno Malias e Benjamim posam com os jovens do projeto social da Cidade de Deus (Foto: Reprodução)

Nenhum comentário:

Postar um comentário