terça-feira, 2 de agosto de 2011

Seleção se anima com chance do futebol de areia virar olímpico em 2016

Segundo jornal O Globo, presidente da Fifa levará a proposta ao presidente do COI. Jogadores já sonham com o ouro nos Jogos do Rio de Janeiro

Por Alfredo Bokel Rio de Janeiro
O sonho do futebol de areia de se tornar esporte olímpico ganhou um forte aliado. Segundo reportagem do jornal O Globo desta terça, Joseph Blatter, presidente da Fifa, vai procurar o presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Jacques Rogge, para pedir a inclusão da modalidade nos Jogos de 2016, no Rio de Janeiro.

Joseph Blatter prestigia futebol de areia (Foto: Alfredo Bokel / Globoesporte.com) 
Joseph Blatter, em rápida visita à Arena Copacabana, no sábado (Foto: Alfredo Bokel / Globoesporte.com)
 
Para se tornar olímpico, um esporte precisa ser praticado no mínimo em 75 países e quatro continentes, no caso dos homens, e em 40 países e três continentes, no caso das mulheres. Os esportes serão admitidos no Programa Olímpico pelo menos sete anos antes dos Jogos em questão. Mas como a ideia de Blatter é que o futebol de areia entre como uma nova disciplina dentro da modalidade futebol, não seria necessário atender a esses critérios.
A admissão de novas disciplinas ou eventos no programa olímpico é uma decisão do COI, a partir de um pedido da respectiva federação internacional do esporte, neste caso, a Fifa. O Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos é, então, consultado para avalizar a decisão. O presidente do Comitê Rio 2016 e do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Carlos Arthur Nuzman, já aprovou a ideia.
- Se for concretizada, tenho certeza de que o futebol e os torcedores só terão a ganhar, e que o futebol de areia será uma das maiores atrações do Rio 2016 - afirmou Nuzman.

Benjamin: 'Chance de medalha é enorme'
técnico alexandre soares futebol de areia (Foto: CBBS / Divulgação) 
O técnico Alexandre Soares espera estar nos Jogos
Olímpicos de 2016 (Foto: CBBS / Divulgação)
 
O apoio de Blatter, que esteve no último sábado na Arena Copacabana e acompanhou alguns minutos do amistoso Brasil 4 x 2 Japão, foi, claro, muito bem recebido pela seleção brasileira.
- Essa foi uma sementinha que plantamos há muito tempo. Em 2007, rolou um papo de que participaríamos do Pan do Rio, o que não aconteceu. Em 2009, participamos dos Jogos Sul-Americanos de Esportes de Praia. Agora, esperamos integrar essa família olímpica. Se acontecer, será ótimo, até para a segurança dos atletas, que vão receber mais recursos - opinou o técnico da seleção, Alexandre Soares.
O presidente da Confederação Brasileira de Beach Soccer (CBBS), Marcos Spironelli, vibrou com a chance de o futebol de areia estrear numa Olimpíada justamente no Rio de Janeiro.
- A possibilidade de ter o futebol de areia no Programa Olímpico, no Rio de Janeiro, berço da modalidade, é uma grande notícia, pois é um sonho que pode virar realidade.
O atacante Fred, caçula da seleção que está disputando as eliminatórias para a Copa, terá 26 anos em 2016. Ele já sonha em conquistar uma medalha olímpica.
- É o auge da carreira do atleta. Fico feliz com a notícia, porque mostra a evolução do nosso esporte. Como mais novo da seleção, estou louco para aproveitar essa oportunidade. Tomara que aconteça - comemorou.
Já o mais experiente do Brasil, o capitão Benjamin, não se vê em quadra em 2016. Apesar da boa forma, ele terá 46 anos nas Olimpíadas do Rio.

Benjamin na partida de futebol de areia do Brasil (Foto: Diulgação / CBBS) 
Benjamin terá 46 anos em 2016, mas gostaria de
participar de alguma forma (Foto: Divulgação / CBBS)
 
- Desde que vesti a camisa da seleção pela primeira vez, esse era o meu maior sonho. Contribuí em quadra para que o futebol de areia se torne olímpico um dia e será a maior alegria vê-lo nos Jogos do Rio. E com essa galera que está hoje na seleção, a chance de medalha é enorme. Quero ver isso de perto, nem que seja como torcedor.
Alexandre Soares, no entanto, planeja mais para Benjamin. Ele quer aproveitar a experiência de um dos maiores jogadores da história do futebol de areia.
- De alguma forma, ele estará no grupo para nos ajudar - garantiu o treinador.
  Via: Ge

Nenhum comentário:

Postar um comentário